Você sabia que existem critérios mais eficientes para se aposentar, garantindo que você não perca dinheiro?

Planejar a sua aposentadoria e buscar um advogado especialista em Direito Previdenciário pode te ajudar a ter um melhor resultado financeiro ao requerer por este direito.

A aposentadoria, nos últimos anos, tem passado por alterações e discussões. Sabe-se que há critérios tradicionais para se aposentar, como tempo de contribuição e por idade. Em 2022 essas regras estão assim:

Para se aposentar por idade, os homens precisam ter 65 anos e 15 anos de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou então, devem pontuar 99 pelo sistema de pontos. Se a mulher estiver interessada em solicitar este direito, ela deve ter 61,5 anos de idade e 15 anos de contribuição ao RGPS, ou então, pontuar 89 pelo sistema de pontos.

O sistema de pontos, citado acima, se refere a soma do tempo de contribuição e a idade do contribuinte solicitante, para fazer a concessão do benefício. Esses valores passaram por alteração, pois antes, o homem precisava ter 97 pontos, e a mulher, 87. Depois que a Reforma da Previdência foi aprovada em 2019, os números mudaram.

Conheça o “Meu INSS”

Em 2018, foi criado pela Previdência Social, o app “Meu INSS”, que tem como objetivo facilitar a vida do trabalhador, que enfrentava por horas, longas filas de espera para abrir processos. No aplicativo é possível ter acesso a diversos serviços, como simulação de aposentadoria, solicitação de benefícios e o status dessas e outras solicitações, agendamento de perícias, entre outras funções.

O acesso é fácil e rápido, sendo necessário apenas efetuar um cadastro que irá integrar suas informações ao aplicativo. Você consegue baixar o app “Meu INSS” pela loja de aplicativos do seu celular ou acessar o site www.meu.inss.gov.br.

Para utilizar os serviços, você pode criar uma conta a partir do seu CPF ou pela Internet Banking, que está disponível para todos que têm conta bancária, com login e senha para os serviços online das instituições autorizadas a se conectarem ao sistema do INSS.

Esses são os métodos mais tradicionais e simples de recorrer ao direito à aposentadoria, mas nem sempre o que gera melhores resultados e beneficiário. Por isso, antes de iniciar este processo, não deixe de procurar um especialista.